segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Estádio Arena das Dunas Natal





Finalmente, no dia 22 de Janeiro, mais um estádio foi entregue para sediar a Copa do Mundo 2014. É o sétimo estádio a ficar pronto, o Arena das Dunas na capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, a cidade com ar mais puro do Brasil.



O Arena das Dunas irá sediar quatro jogos do mundial:

13/06 - México x Camarões
16/06 - Gana x EUA
19/06 - Japão x Grécia
24/06 - Itália x Uruguai

Pesquise e compre seus ingressos aqui

A construção do estádio teve início em Agosto de 2011 e levou 29 meses para ser finalizado e teve um custo de R$ 400 milhões, sendo quase 100% financiamento federal e contou com a colaboração e dedicação de 4.500 funcionários. 

O seu projeto foi todo desenvolvido pensando na sustentabilidade, desde a demolição do antigo estádio "Machadão" onde foram utilizados 99% do material da demolição na nova construção; a capitação da água da chuva e sua reutilização para regar o verde gramado e nas descargas de todos os banheiros do estádio e, também, na construção não uniforme da cobertura que conta com os ventos permanentes que refrescam a cidade para refrescar todos os torcedores e promover clima agradável em todo o estádio. Com todos esses cuidados será possível ter a certificação Leed (saiba mais aqui sobre a certificação) que comprova a sustentabilidade da construção, no momento o estádio Arena das Dunas está em processo de certificação Leed.  

O Arena das Dunas está localizado no meio da cidade de Natal, no mesmo local do antigo estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o "Machadão", que precisou ser demolido para dar lugar ao novo e arejado Arena das Dunas. Essa localização é de fácil acesso a toda população permitindo a realização de evento, shows, feiras e, futuramente a inauguração de um área comercial entre as escadas do novo estádio com o objetivo de movimentar diariamente o Estádio Arena das Dunas.

Sua cobertura foi inspirada nas dunas da cidade de Natal, que estão sempre em movimento por conta dos fortes e agradáveis ventos que chegam do mar. Seu design é arrojado e desnivelado para que os ventos que circulam na grande capital potiguar possam ser utilizados para ventilar todos os torcedores que estiverem prestigiando os jogos!

O novo estádio possui 42.024 assentos, classificados em Público geral, onde os assentos são simples, o Púbico Hospitalidade, com cadeiras com braços, os assentos Vips, com cadeiras com braços e acolchoadas e as cadeiras dos camarotes Vips, com braços, acolchoadas e um pouco maiores que as outras. 

Seguindo os padrões Fifa, o estádio conta com 02 telões de 73 metros quadrados, possibilitanto a visão de todos os ângulos do estádio pelos torcedores, 306 refletores direcionados para o campo para iluminar perfeitamente todos os jogos noturnos. Foram instaladas 200 câmeras de monitoramento para fazer a segurança de todo o estádio.  

O Estádio Arena das Dunas conta com excelente infra-estrutura para receber os times que farão os espetáculos na Copa do Mundo 2014, são 02 vestiários, com 07 banheiras cada um, uma novidade são os árbitros mulheres, que já contam com grande número e presença no campo, por isso, cada vestiário tem espaço separados para os homens e para as mulheres para que possam se trocar e descansar com privacidade.

São 39 camarotes individuais, 04 lounges com capacidade para 250 lugares localizados no setor leste, mais 03 lounges com capacidade entre 500 e 1000 pessoas, com ar-condicionado e área privilegiada de visão para o campo.

Para a imprensa mundial foram estruturadas 80 posições estratégicas espalhadas pelo campo para que nenhum lance seja perdido pelas câmeras, além disso, o estádio conta com 02 amplas cabines para as emissoras de TV.
     
São 21 locais de acesso ao interior do estádio com 75 catracas e pode ser realizado por escadas, rampas e elevadores, possibilitando o fácil acesso dos cadeirantes, além de banheiros masculinos e femininos para cadeirantes e assentos apropriados para pessoas obesas.

E, para finalizar, o Estádio Arena das Dunas, 

Saiba mais sobre o Estádio Arena das Dunas, Natal - RN nos links abaixo:

Veja a entrevista do Diretor do Arena das Dunas Charles Maia

Saiba um pouco mais sobre os detalhes e história do Estádio Arena das Dunas

Confira nesse link a tabela de Jogos da Copa do Mundo 2014


Veja algumas imagens da construção do Estádio Arena das Dunas em Natal - RN

Construção do Estádio Arena das Dunas - Natal - RN

Construção do Estádio Arena das Dunas - Natal - RN



Construção do Estádio Arena das Dunas - Natal - RN

Construção do Estádio Arena das Dunas - Natal - RN


 Estádio Arena das Dunas Pronto - Natal - RN

Parte Interior do Estádio Arena das Dunas - Natal - RN


Vista aérea do Estádio Arena Das Dunas Pronto - Natal- RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário